quarta-feira, junho 14, 2006

Tatoo, always tatoo

Há dez anos atrás, louca, fiz uma tatuagem na casa de um hippie que vendia artesanato em Mauá. Do tipo descabelado, sequelado de maconha, mas com uma habilidade incrível para o desenho. Um escorpião no ventre que provocou arrepios na minha família, embora minha mãe tenha adorado; e que durante a gravidez cresceu tanto que se tornou ameaçador. Graças a Deus e ao óleo de amêndoas e uréia, o escorpião voltou ao tamanho normal com perfeição. E continua aqui, num local discreto, avistado de passagem entre um movimento e outro. Por que fazer uma tatuagem? De onde vem este desejo tão forte? Não sei. Fetiche, muito fetiche. Prazer de ver o corpo coberto por arte. Delícia de ver a reação alheia - positiva ou negativa - com a descoberta do desenho feito na pele à custa de dor e sangue - o que faz parte do ritual da tatuagem. Isto tudo e uma curiosidade, um fascínio por este mistério ancestral. Além disso, aquela parte do corpo até então quietinha e neutra, ganha vida própria e sobressai. Cores, geometrias, figuras são parte do repertório. Particularmente, prefiro os desenhos de traços finos, em tom preto, bem delineados, femininos e com uma forte simbologia. Gosto de geometria, de mistério e, principalmente, de simplicidade.
Muito tempo se passou entre a tatoo feita aos 19 anos e as duas feitas agora, seguindo a superstição do número ímpar de "rabiscos". Desta vez, o tatuador era um profissional de verdade e, mesmo assim, tive muito medo. Suei frio e percebi que ao longo dos anos minha coragem diminuiu. Segundo a amiga que me acompanhou no dia da tatoo, "isso é coisa de mãe. Você fica mais prudente e é só isso. Afinal, quem pariu faz qualquer coisa". Achei sábio e resolvi acreditar na tese dela, melhor que me achar covarde.

2 comentários:

Anônimo disse...

Tá aí, Pri, vc falou tudo o que eu penso de tatoo. Afinal, quais foram os seus desenhos? O Olho de Hórus é seu? beijo Paulinha

priscila fernandes disse...

Paulinha. Também estou com saudades. Quando vier pra cá, me diz. Eu fiz as duas tatoos de uma vez só que é para manter o número ímpar.